Análise das Organizações no Desporto

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2018/2019

Código: DESP03
Sigla: AOD
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Paulo Alexandre Correia Nunes
Corpo docente: Paulo Alexandre Correia Nunes

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Apresentação:
Do sistema das ciências infere-se quadros conceptuais, conhecimentos e métodos que permitem esclarecer a prática do exercício físico e do desporto, enquanto fenómenos sociais e culturais de relevância inquestionável na perspetiva do desenvolvimento humano. As suas práticas materializam-se num conjunto de atividades de cariz formal e informal, enquadradas pelo sistema desportivo, contemplando a competição, o tempo livre, lazer e a recreação, desenvolvendo-se fundamentalmente, através de entidades e organizações desportivas.
A analise do sistema desportivo nacional, tendo por base a sua complexidade, poderá ser realizada nas perspetivas social, económica, cultural e das organizações de índole desportiva, que se dispersam pelo conjunto dos territórios para aí realizarem no quadro do sistema desportivo, as mais variadas ações, estratégias ou missões.
Analisar e compreender como estas organizações funcionam e se comportam enquanto sistemas e quais as ferramentas e os métodos adequados à análise e/ou explicação do seu funcionamento, quer seja na vertente dos recursos humanos, económica ou ao nível das instalações e espaços, são importantes para a formação dos/as estudantes do curso de licenciatura em desporto.
A compreensão do funcionamento das organizações desportivas e o contributo que estas transportam para o sistema desportivo é do mais elevado interesse para a formação graduada enquanto ciclo básico de estudos e de compreensão dos fenómenos da gestão do desporto que estão associados às organizações. O seu estudo na escala nacional e internacional é fundamental para a formação pessoal e profissional e tem por princípio a transmissão de conhecimentos e a resolução de problemas que decorrem no cruzamento dos domínios da gestão e das ciências do desporto.

Objetivos:

1. Aprender a terminologia utilizada no quadro dos conteúdos abordados no decorrer da unidade curricular (UC).
2. Compreender a gestão das organizações desportivas.
3. Conhecer as características fundamentais das variáveis internas e externas implicadas na gestão das organizações desportivas.
4. Dominar os métodos exploratórios e os instrumentos mais comuns que conduzem à análise e à síntese da explicação das organizações desportivas.
5. Conhecer os fundamentos básicos e manifesta capacidade de descrição e de análise sobre as organizações desportivas.
6. Elaborar produtos que demonstram como se utilizam os métodos e os instrumentos para descrever, analisar, compreender e explicar o funcionamento das organizações desportivas.

Conteúdos programáticos

I HISTÓRIA DO DESPORTO
• O percurso geral da história do desporto: contextos e práticas
• História do desporto Internacional
• História do desporto em Portugal

II MOVIMENTO OLÍMPICO
• Evolução ao longo da história

III PERSPETIVA SISTÉMICA E ORGANIZACIONAL DO DESPORTO
• Teoria e comportamento organizacional

IV A MUDANÇA SOCIAL E A GESTÃO DO DESPORTO
• Análise do desporto enquanto atividade socioeconómica
• Abordagem sistémica e desporto
• Definição de ambiente organizacional

V ORGANIZAÇÃO DO DESPORTO NACIONAL
• A orgânica do sistema desportivo português
• A administração pública desportiva
• Atribuições e competências da administração desportiva
• Atribuições e competências da administração pública desportiva local
• O desporto no contexto das autarquias locais

VI ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS
• Comité Olímpico de Portugal
• Confederação dos Desportos de Portugal
• Federações e as Associações Desportivas
• Clubes Desportivos
• Outras entidades desportivas com e sem fins lucrativos

VII PRINCIPAIS SUBSISTEMAS RELACIONADOS COM O DESPORTO
• Subsistemas abertos: atividade desportiva formal e informal
• Subsistemas fechados: desporto militar

VIII DESPORTO E AUTARQUIAS LOCAIS
• Plano de desenvolvimento desportivo local (Estudo de casos)

XIX ENQUADRAMENTO LEGAL DO DESPORTO
• Lei de bases da atividade física e do desporto (LBAFD)
• Regulamentação da LBAFD
• Legislação complementar

X A CARTA EUROPEIA DO DESPORTO - CONSELHO DA EUROPA
• O modelo europeu de organização do desporto
• Cartas; convenções; declarações; manifestos; recomendações e códigos internacionais relacionados com o desporto.

XI NÍVEL DESPORTIVO E SITUAÇÃO DESPORTIVA
• O conceito de nível desportivo
• A análise da situação desportiva
• Elementos da situação desportiva
• Elementos desportivos
• Elementos paradesportivos
• Elementos extradesportivos

XII QUADROS DA SITUAÇÃO DESPORTIVA
• Indicadores sociais/relação de prática desportiva

XIII POLÍTICA DESPORTIVA
• Conceito de política desportiva
• A matriz estratégica como instrumento de orientação política
• Metodologia da análise estratégica


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa/projeto, quer individual, quer em grupo, com vista ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese. Pretende-se, igualmente, desenvolver nos estudantes o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, através da discussão orientada de trabalhos de projeto, o ensino recíproco, o debate e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.

Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de raciocínio analítico e a apropriação de instrumentos relacionados com a gestão do desporto, os conteúdos programáticos são organizados numa perspetiva de complementaridade crescente ilustrados com exemplos práticos extraídos do sistema desportivo nacional.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de aulas de natureza expositiva de apresentação de conteúdos e discussão de temas por parte dos estudantes, através de aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos práticos. Nas aulas teórico-práticas a ênfase será dada na utilização de métodos demonstrativos e ativos, no ensino pela descoberta.

No trabalho de projeto, privilegiar-se-á o ensino recíproco, o apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

O processo compreenderá: a) a exposição de temas pelo docente; b) a leitura e análise de textos científicos; c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

A escolha das metodologias de ensino é efetuada com base nos objetivos de aprendizagem. Articulam-se aulas teóricas e práticas, sendo que as primeiras assentam num método expositivo e interrogativo, fazendo apelo a aquisição e aplicação de conhecimentos; as últimas procuram operacionalizar conceitos e basear-se em análise das organizações do desporto.

Privilegiar-se-á as metodologias ativas, o ensino pela descoberta, envolvendo os estudantes no processo de ensino-aprendizagem, centrado numa abordagem de conceitos teóricos referenciados pela investigação científica e sua aplicação às situações práticas.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da unidade curricular assenta no regime de avaliação contínua, que se consubstancia em momentos de processo e de produto. Constituem valências da avaliação contínua:

Ao nível do processo (30%)
- Exercícios de aplicação – 30%

Ao nível do produto (70%)
- Trabalho de projeto - 35%
- Prova escrita de conhecimentos – 35%

Para efeitos de atribuição da classificação final, poderá o docente estipular, se achar necessário para uma melhor clarificação do processo de avaliação, a discussão oral de qualquer uma das produções desenvolvidas pelos estudantes.

Regime de assiduidade

Regime de assiduidade:
a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos;
b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados;
c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria.

Bibliografia

Anheier, H. K. (2005). Nonprofit organizations: Theory, management, policy. London: Routledge.

Bilhim, J. (2001). Teoria organizacional: estruturas e pessoas. Lisboa: ISCS/UTL.

Carvalho, A. (1994). Desporto e Autarquias Locais. Porto: Ed. Campo das Letras.

Cunha LM (2007). Os Espaços do Desporto, Uma Gestão Para o Desenvolvimento Humano. Coimbra: Edições Almedina.

Fishel, D. (2003). The book of the board: Effective governance for non-profit organisations. Sydney: Federation Press.

Hoye, R. & Cuskelly, G. (2007). Sport Governance. Oxford: Elsevier.

Slack, T. (1997). Understanding Sport Organizations. The Application of Organization Theory. Champaign: Human Kinetics.

Teixeira, S. (1998). Gestão das organizações. Lisboa: McGrawHill.

Terret, T (2008). História do Desporto. Lisboa: Publicações Europa-América.

Constantino, J. (1990). Políticas de desenvolvimento desportivo nas Autarquias. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.

Cunha, P., Rego, A. & Cardoso, C. (2007). Tempos modernos: Uma história das organizações e da gestão. Lisboa: Edições Sílabo.

Daft, R. (2002). Organizações – Teorias e projectos. SP: Thomson Pioneira.

Pires, G. (1993), Situação Desportiva (Parte I), in Ludens, Vol. 13, n.º 2, Abr. -Jun, Ed. FMH/UTL, Lisboa.

Pires, G. (1995), Mudança Social e Gestão do Desporto, in Ludens, Vol. 15, n.º 4, Out. - Dez., Ed. FMH/UTL, Lisboa.

Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Pires, G. (2007). Agôn Gestão do Desporto – O Jogo de Zeus. Porto: Porto.

Pires, G. (2005). Gestão do Desporto – Desenvolvimento Organizacional – Da Educação Desportiva à Alta Competição. Porto: APOGESD.

Pires, G. (1988). Para um Projecto Multidimensional do Conceito de Desporto. Revista Horizonte, 5 (27), 101-104. Acedido de http://bibliotecas.utl.pt/cgi-bin/koha/opacdetail.pl?biblionumber=80 442.

Slack, T. & Parent, M. (2006). Understanding sport organizations. Second Edition. USA: Human Kinetics.


Legislação de apoio:

Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto - Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro.

Nota: Poderá ser utilizada outra bibliografia de manifesto interesse.

Observações

Os estudantes com estatuto especial, que não possam assistir aulas, devem dar conhecimento desse estatuto ao docente nos primeiros quinze dias de aulas, sendo definido um plano de trabalho a desenvolver e critérios de avaliação adaptados, em função das possibilidades e condições particulares de frequência dos/as alunos/as implicados/as, de forma a permitir o acompanhamento de aulas e a respetiva avaliação contínua.

Página gerada em: 2024-04-30 às 02:47:00